Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

quarta-feira, abril 13, 2011

ISTO SIM, É COMPETÊNCIA...

Para aumentar clique na imagem.

Não adianta continuar a criticar a Câmara Municipal de Pombal. Há tanta gente a mamar naquela teta que só persistiria em arranjar inimigos. A autonomia dos vários poderes locais, além de enfraquecer o Estado, é fonte de enormes desperdícios e desvios de dinheiros públicos. O municipalismo, considerado uma conquista da democracia, tem-se revelado um poço sem fundo de prepotências e arranjinhos que empobrecem o País e ajudam a enriquecer meia dúzia de gabirus ligados à construção civil, aos eleitos locais, às empresas de animadores de eventos chamados culturais, desportivos ou sociais.
A História Pátria e Universal ensina-nos que, como País, só fomos grandes quando a centralização política conseguiu mobilizar toda a população e autoritariamente cercear todos os poderes adventícios quer da nobreza, quer dos ricos burgueses, quer do povo, organizado civicamente nas suas associações profissionais ou culturais. Sem essa centralidade, nunca português nenhum se teria aventurado aos descobrimentos, à conquista e colonização de tantas regiões do Mundo.
Os portugueses precisam da genialidade de um Chefe para agirem, seja ele um rei, um mestre de uma ordem militar ou religiosa, ou um tirano. Fora disso, a sociedade estagna, minada por turbas belicosas de agitadores e ladrões. A própria Lei, nestas épocas de liberdades, parece feita por malandros e para servir os desígnios dos malandros.
Nos dias que correm, estamos a ser supervisionados por organizações estrangeiras. Esperemos que eles não se fiquem pela fiscalização das contas do Estado e esclareçam, também, as contas das autonomias quer regionais quer locais. Acredito que haverá muita bagunça para ser posta a descoberto.

Etiquetas: , , , , , ,

terça-feira, abril 12, 2011

CRATERAS

Agora que a «construção» vai necessariamente abrandar, veremos estes espaços reconduzidos à sua condição natural.? Ou a ganância destruidora vai continuar?

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, abril 08, 2011

COISAS QUE NÃO VAMOS VOLTAR A VER



Há ruínas que, ao serem "beneficiadas", desaparecem para todo o sempre!

Etiquetas: , ,

terça-feira, abril 05, 2011

POMBAL MODERNO E PROGRESSISTA

Clique na imagem para aumentar e desfrutar da comédia!

O Presidente da Câmara de Pombal e o Pelouro do Património, gerido por ele próprio, não se poupam a esforços para dar cabo do que tornava Pombal, cidade única. Hoje é uma cidadezeca igual a qualquer uma que se pode encontrar em qualquer piroso cartaz turístico.
Quem nos salvará da hecatombe total?

Etiquetas: , , , , ,