Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

quarta-feira, dezembro 17, 2014

HIPOCRISIA

 O Natal, a época mais neurótica do ano para a minha sensibilidade, aproxima-se a passo-de-corrida. Como vou conseguir curtir a neura este ano? Pode ser uma data importante para a civilização ocidental (as religiões, os exércitos, a política são um suporte todo poderoso da vida social), mas para quem não crê? É uma barbaridade. Devíamos condicionar (Watson, Pavlov) uma maioria importante de Homo sapiens,  a alimentar-se uma única vez por ano.
Claro que os capitalistas estão a auto-destruir-se. Eles ainda não viram que nem movimentos sindicais, nem os marxistas conseguiram melhorar a situação dos proletários. Foi só quando os ricos, principalmente os ligados à indústria reconheceram  que a sua ganância só podia ser alimentada pela criação de uma sociedade burocrática de consumo dirigida. (Henri Lefébvre)
 Se, com a tão amada austeridade, os pobres deste mundo deixarem de consumir e quem não consome não come  (substituição subtil de o quem não trabalha não come), os ricos verão as suas fontes de receita drasticamente diminuídas. Acabarão por arrepiar caminho ou contentar-se-ão com  a circulação de bens e serviços entre si até caírem exauridos a comerem-se uns aos outros. Os pobres, naturalmente, já se terão extinguido quando isso suceder.

Etiquetas: , , , , , , , ,