Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

quinta-feira, outubro 19, 2006

Erradicação da Pobreza II

Imagem de: http://sopadealho.blogspot.com/
Para onde nos leva quem nos governa?

Estes excertos parecem enformar a Bíblia Socrática da Governação do Reino. Quem melhor que ele para pôr em marcha a ilusão neo-liberal.

«Os produtores não abandonarão o trabalho e o seu número só diminuirá quando uma parte dos operários tiver morrido de miséria. […] Cuidado com a perigosa teoria desse equilíbrio que se restabelece por si próprio! É certo que se estabelece um certo equilíbrio, a longo prazo, mas feito à custa de um sofrimento terrível.»
Jean Charles Léonard Simonde de Sismondi, Nouveaux Principes d’économie politique,

Livro IV, Cap. I, reedição Calmann-Lévy, Paris, 1971

«É bom que haja, na sociedade, lugares inferiores onde irão cair as famílias que se portam mal e de onde só poderão sair se se portarem bem. A miséria é esse temível inferno!»
Charles Dunoyer, De la liberté du travail, 1849

«Tributar mais os ricos é enfraquecer o investimento; paralelamente, dar mais aos pobres é reduzir o incitamento ao trabalho… Trabalho, família e fé [onde é eu nós já ouvimos isto?] são os únicos remédios para a pobreza.»
George Gilder, Richesse et pauvreté, Albin Michel, Paris, 1981.

«O desaparecimento (por morte) de uma fracção da população não é, pois, nos termos desta análise, a consequência de um disfuncionamento da economia de mercado […] a economia de mercado continua a garantir o pleno emprego, mas entre os vivos.»
Jean-Paul Fitoussi, Le Débat interdit, Arléa, Paris, 1995
(Edição portuguesa: O Debate-Tabu, Terramar, Lisboa, 1997)

«O homem, pelo seu egoísmo pouco clarividente para com os seus próprios interesses, pela tendência a fruir de tudo o que está à sua disposição, em suma, pela sua indiferença em relação ao futuro e aos seus semelhantes, parece estar a liquidar os seus meios de conservação e a destruir a sua própria espécie.»
Jean-Baptiste Monet de Lamarck, Système analytique des connaissances positives de l’homme,1820.

«Cada progresso da agricultura capitalista representa um progresso não só na arte de espoliar o trabalhador mas na arte de empobrecer a terra. [...] A produção capitalista, ao desenvolver a tecnologia e ao concentrar num conjunto social a acção de diversos processos, não faz mais do que esgotar as fontes originais de toda a riqueza: a terra e os trabalhadores»
Karl Marx, O Capital, livro I, cap. XV

Citações do Livro “A ILUSÃO NEOLIBERAL”, de René Passet


Se eu vos disser que quando caiu o “Muro de Berlim”, em 1989, disse baixinho, lá em casa, para não ter chatices: – Agora os pobres estão fodidos! – Vocês compreendem porquê?