Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

segunda-feira, outubro 09, 2006

A Origem do Terrorismo

















A leitura do Público de Domingo foi remédio para a grande neura de que ontem estava tomado. O preço que pago pelo jornal, ao Domingo, é justificado quase exclusivamente pelos artigos de Frei Bento Domingues. [sem desprimor para os outros articulistas e jornalistas, mas tenho este fraquinho já há muito tempo]

Convivemos diariamente com tanta safadice humana, tantos relatos de males e maldades por esse mundo além que poder ler num simples texto «nem todas as pessoas perderam o gosto pela poesia, pela grande música, pela pintura, pelas artes, pelas interrogações metafísicas ou religiosas, pela busca de sentido para a aventura humana e de responsabilidade pelo futuro da terra.» é um bálsamo para a alma. Obrigado, Frei Bento!
Pôs-me de bem novamente com a vida, eu que estava tão desanimado!
E logo a seguir põe, em um entender, o dedo na ferida da origem real do terrorismo actual, que não é claramente um problema só de radicalismo religioso.

«Não se deixam perder na simples pragmática do quotidiano e dos negócios, no fascínio idolátrico das novas tecnologias e no exibicionismo de casas sumptuosas, de carros de luxo, etc., insensíveis à distancia crescente e intolerável que as separa do mundo dos pobres e dos quais fazem tudo para se defender e nada para atacar as causas que o produz.»

Pois é, Frei Bento, se calhar a luta não é das ditas democracias contra os terroristas mas a luta dos pobres contra os ricos que os querem eliminar fisicamente da face da Terra sem nada fazerem para eliminarem a pobreza! [mas como costumo dizer posso estar enganado]