Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

quinta-feira, outubro 12, 2006

Os problemas dos Arquivos

«Os problemas dos Arquivos são bem mais graves e ultrapassam de longe estas mudanças na legislação. Ninguém em Portugal conhece exactamente o estado de muitos arquivos de instituições locais e mesmo parte substancial da documentação de antigos organismos do Estado central estão por catalogar ou em parte incerta. Contudo, ninguém se parece preocupar com o assunto. Quantas câmaras terão deitado para o lixo a sua documentação dos séculos XIX e XX, quantas misericórdias, quantas repartições do Estado central? Se quiser fazer cópias de documentos no ANTT um desgraçado que seja investigador tem que esperar meses e meses, pois nem a microfilmagem e digitalização avançam, nem a instituição consegue trabalhar de forma capaz. Entretanto, vamos perdendo tempo a discutir modelos de organização. O que os arquivos portugueses precisavam era de políticos cultos, e dirigentes dinâmicos, de programas específicos e mais investimento de base. Talvez tudo isso seja pedir de mais.»

Por Paulo Silveira e Sousa – Lisboa
No Público - Edição electrónica

http://www.publico.clix.pt/comentarios.asp?id=1272766#commentarios

Como vai ser com o nosso Arquivo Municipal?
Aquilo é só para depositar papéis velhos ou vai mesmo ser classificado e consultado?
E vai ser aberto à comunidade pombalense ou é preciso tirar um curso e uma especialização para ter acesso ao acervo documental?

Perguntas que um cidadão não devia sequer formular se não estivesse tão escaldado com as restrições impostas pelos “burrocratas” à investigação em arquivos.


6 Comments:

At 5:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Olá!
Vim espreitar o "blogueiro passante" e gostaria de deixar a minha opinião. Neste País, a teoria está lá, mas na prática é muito diferente...
Por exemplo: a minha filha foi agora para a 1ª classe e numa das actividade extra-curriculares, a Natação, 20 crianças só são acompanhadas por 1 auxiliar. Como é que uma só pessoa adulta consegue ajudar a vestir e dar banho a tantas crianças de sexos diferentes??(existem 2 balneários)
Fora o resto...
Boa semana!

 
At 7:18 da tarde, Blogger Professor said...

Tanta coisa para resolver nas escolas e a sra ministra só se preocupa em apoucar os serviços que dirige e a tentar poupar €uros.
Todas as reformas do ensino têm dado nisto - cada vez menos qualidade
!

 
At 10:15 da tarde, Blogger susana said...

É bem verdadem trabalho para o Estado e bem vejo. Demasiada borocracia e obras nem ve-las!
obrigada pelos parabéns
beijos da miss

 
At 11:46 da manhã, Blogger Totoia said...

Professor em relação ao arquivo municipal de lisboa parece-me que eles estão no bom caminho, tem desenvolvido bons projectos, nomeadamente na área da digitalização de documentos para depois os difundir. O problema é que este tipo de trabalho é muito moroso e implica grandes custos, já vamos com alguns anos de atraso em relação às bibliotecas e arquivos da Europa mas muita coisa está a mudar nesta área e para melhor.

 
At 3:56 da tarde, Blogger João Melo Alvim said...

"Perguntas que um cidadão não devia sequer formular se não estivesse tão escaldado com as restrições impostas pelos “burrocratas” à investigação em arquivos."

Na mouche

 
At 11:25 da tarde, Blogger MCA said...

Pergunta central: o novo arquivo tem arquivista?

 

Enviar um comentário

<< Home