Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

terça-feira, dezembro 12, 2006

A flatulência





Ri-me a bom rir com os excertos do livro da Carolina Salgado que o 24 Horas publicou na Sexta-feira passada.

Estas coisas dos flatos sempre foram bastante cómicas e já desde o tempo do liceu que eu não me ria tanto com o tratamento literário dado aos flatos.

Vejam este bocadinho da conversa do barbeiro lá da aldeia com o João Semana e seu novel colega Daniel:

«— Enquanto a mim, e até onde chegam as minhas fracas luzes, aquilo é o flato que lhe subiu ao coração. Por isso a doentinha tem aqueles pasmos, que se vêem. Ora os sinapismos, puxando-lhe os humores para os pés, algum bem lhe podem fazer. Mas eu por mim, Sr. João Semana, penso que nestas doenças de retrocesso a matéria reimosa não sai sem sedenho. E que ali há matéria reimosa, - e fel, que é ainda pior - isso é que há. Já vê então... mas isto digo eu; agora lá os senhores que estudaram... – acrescentou humildemente, mas obliquando para Daniel um olhar, de quem estava satisfeito de si.»

JÚLIO DINIS
AS PUPILAS DO SENHOR REITOR


Agora digam se a D. Carolina não merece a nossa maior compreensão.

1 Comments:

At 4:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A mesquinha é de sucesso. Temos "a best-seller book". Compro!!! se me assegurarem que depois reciclam para uma melhor utilização.

 

Enviar um comentário

<< Home