Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

sexta-feira, abril 13, 2007

Porque e Onde construir o Novo Aeroporto


Recebi, por correio electrónico, um texto elaborado pelo Arquitecto Luís Gonçalves em que este senhor coloca ao Governo da República algumas perguntas ainda não cabalmente respondidas sobre a opção da construção do Novo Aeroporto de Lisboa na Ota. O texto é bastante extenso e perder-se-ia muito do seu impacto se fosse publicitado num único post.

Por isso peço desculpa ao autor e vou dividir o texto em porções mais pequenas em meu entender mais imediatamente assimiláveis. Aí vai:

Diligências efectuadas sobre este assunto, pelo Arq. Luís Gonçalves, junto do ministro das Obras Públicas.

Porque as dúvidas e os argumentos ali expostos, são de manifesto interesse público, passo a divulgar o referido documento:

Exmo. Senhor Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

No passado mês de Maio, enviei uma mensagem electrónica a V. Exa. e uma outra a S. Exa. o Primeiro-Ministro, solicitando um esclarecimento ao processo de decisão da localização do Novo Aeroporto de Lisboa.

Passado pouco mais de mês, recebi de ambas as partes ofícios informando-me que teria sido dada a devida atenção à minha mensagem e que as minhas considerações estariam a ser objecto de análise.

No entanto, não tendo desde então recebido qualquer esclarecimento, prossegui a análise dos vários estudos e documentos disponibilizados pelo Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (ou por entidades por ele tuteladas), referentes aos processos do Novo Aeroporto de Lisboa e da Rede Ferroviária de Alta Velocidade, verificando a existência de algumas questões para as quais continuei a não encontrar resposta.

(continua)

Etiquetas: , ,