Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

quarta-feira, abril 18, 2007

Turismo Cultural e Religioso

Hoje, dia dos museus e dos monumentos, é um bom dia para meditarmos sobre turismo cultural.

Tencionava como nos anos anteriores visitar algum museu aqui nos arredores. O ano passado estive no Rabaçal, no museu da Vila romana e este ano era para revisitar o Machado de Castro, em Coimbra. Por motivos que não vêm a propósito acabei por não sair de Pombal.

Não consta que houvesse qualquer animação nas unidades museológicas da cidade. Ontem visitei o também abandonadinho Museu de Arte Popular. Em todo o Centro Cultural uma única pessoa, a funcionária da limpeza. No bar ninguém (podia até me ter-auto-servido de café), no museu do artesanato também ninguém. É claro que também não havia visitantes, salvo eu, mas se houvesse o resultado era o mesmo.

É possível que os espaços lúdico-culturais não estejam tão abandonados mas é altura de inventariar quais são e como estão a ser geridos os poucos locais culturais de que o concelho dispõe.

Pombal não é rico em monumentos de real valor artístico mas tem vários de valor histórico incontestável que seria do maior interesse cuidar.

É um dado histórico e sociologicamente comprovado que os pombalenses não são defensores do seu património cultural. [Não considero pombalenses aqueles que, mesmo tendo nascido em Pombal, não residem cá. Só os residentes têm, em meu entender, direito a pronunciarem-se sobre o presente e o futuro da cidade.]

As várias depredações consentidas são disso prova clara.

Um pelourinho que desaparece sem deixar de si nem um desenhito (havia nos claustros dos paços do concelho, aqui há uns anos, um rolo grosso de pedra que alguns diziam ser do Pelourinho, mas ninguém deu provas suficientes) é um atentado grave às prerrogativas de um concelho dos mais antigos do país e os burgueses da vila deixaram que o Senhor [Marquês de Pombal] o mudasse do local onde sempre costumavam estar – junto ao edifício da câmara que também desapareceu – para uma outra praça junto ao rio onde, pensa-se (só suspeições), os franceses da terceira invasão acabaram com ele.

Pombal é pródigo em desperdiçar oportunidades: - o Turismo Religioso, por exemplo. Deus pôs-nos no caminho de Fátima, todos os meses milhares de peregrinos atravessam a nossa cidade mas nunca vi nenhuma iniciativa dedicada a demorá-los mais tempo por cá e, sem os explorar, oferecer-lhe ocasião de visitarem as nossas igrejas e capelas e, demorando-os mais, aumentar os réditos do comércio local.

Enquanto se pensar que o futuro turístico de Pombal está em destruir as dunas do Osso da Baleia, estamos conversados!

Etiquetas: , ,

3 Comments:

At 12:27 da manhã, Blogger rui rebelo said...

.

 
At 7:58 da manhã, Blogger Professor said...

Cometi um erro grave pelo qual me penitencio: O Dia Nacional dos Museus é em 18 de Maio e não em Abril.
Espero que quem tiver a pachorra de me ler tenha a bondade de me perdoar.

 
At 10:17 da manhã, Blogger Professor said...

Peço o favor ao Rui Rebelo de voltar a escrever o seu comentário pois nada ficou gravado. Muito obrigado

 

Enviar um comentário

<< Home