Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

terça-feira, julho 03, 2007

O Primeiro Edifício da Escola Primária de Pombal


Hoje encontrei o Manuel no Jardim do Arunca. Logo me lembrei de o interrogar sobre o Pombal da sua meninice, principalmente sobre a escola primária em que andou.

Disse-me que tinha frequentado a Escola Cor-de-rosa.

A “Escola Cor-de-rosa” foi a primeira escola primária de Pombal feita de raiz e confronta a oriente com a Rua Comendador Tomé Feteira, a norte com a Rua S. João de Deus, a sul com a Rua Professor António Fortunato da Rocha Quaresma, a ocidente, no seu antigo pátio de recreio que ia até ao Jardim das Laranjeiras, confronta-se com a actual Escola do 1.º Ciclo, pobre tentáculo adventício e fraco do Agrupamento de Escolas Conde de Castelo Melhor. (O ano passado numa actividade para que fui convidado numa turma de 5.º ano desta escola, nenhum dos seus alunos me soube explicar quem tinha sido o Conde de Castelo Melhor).

Não confundir a “Escola Cor-de-rosa” com a “Casa Cor-de-rosa”. Esta é uma casa, não particularmente bonita, mas emblemática da nossa cidade, situada no Jardim Municipal do Cardal, que até há bem pouco tempo esteve em ruínas, encontrando-se agora quase na fase final da sua recuperação, devido, segundo me disseram, ao interesse do empresário e benemérito de Pombal, António Carrilho.

Quis ainda saber em que escola os pais do meu amigo tinham andado, para poder avaliar se, antes daquela, outras teria havido. Logo me informou que a mãe tinha frequentado a escola do Professor Figueira que era ali na Rua de Ansião, numa casa particular que já foi deitada abaixo, onde estão as “Galerias do Marquês”, em frente da Capela das Almas que hoje é utilizada pelo Sr. Nunes da Frutaria.

Esta capela é contígua, e talvez tenha integrado, ao único palacete que eu conheço em Pombal. É um edifício sóbrio mas bastante bonito. Espanto-me como ainda está de pé e não tenha sido substituído por um empreendimento imobiliário moderno tão ao gosto dos homens de negócios da nossa terra. É uma área muito grande em termos urbanos. Está, ali mesmo, a atrair os olhos gulosos de um “pato bravo” esperto, que consiga dar a volta aos herdeiros que, felizmente para a preservação do edifício, teimam em não se entender pelo dinheiro a pedirem pelo imóvel.

Estou a falar de assuntos e casas que são muito mais antigas em Pombal do que eu. Agradeço, por isso, que quem saiba e queira me possa esclarecer, nos comentários ao blogue, sobre este e outros assuntos das antiguidades de Pombal.

Etiquetas: , ,