Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Antigos alunos

O que há de mais gratificante na profissão de que há já três anos me aposentei é a existência de pormenores que nos enchem o coração: - O cumprimento caloroso de antigos alunos.
Hoje recebi no meu telemóvel uma chamada de um aluno do Ciclo Preparatório (era assim que se chamava na altura), do curso de 1967/68; 1968/69, a saber como eu estava e a convidar-me: «Sr. Professor quando vier a Lisboa ligue-me teria muito gosto em tomar qualquer coisa consigo e conversarmos um pouco.»
Depois de cumprimentos e perguntas, muitas perguntas, pois tínhamos perdido o rasto um do outro desde 1979 ou 1980, contou-me que havia encontrado o meu filho Miguel perto de casa, junto à farmácia da Pontinha, e ele é que lhe havia dado o meu telemóvel. Ofereci-lha a minha casa aqui em Pombal e garanti-lhe que assim que vá a Lisboa lhe telefono para nos encontrarmos.
São relações assim, mantidas muito depois de os meninos saírem da escola, quando já também eles têm netos, que me lisonjeiam e me fazem ter a ilusão de que se não fui um razoável profissional, ao menos, devo ter sido uma boa pessoa.

Etiquetas: , ,