Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

sexta-feira, setembro 12, 2008

DIA DE ANOS


Dia de anos

Com que então caiu na asneira

de fazer na quinta-feira

vinte e seis anos! Que tolo!

Ainda se os desfizesse…

mas fazê-los não parece

de quem tem muito miolo.

Não sei quem foi que me disse

que fez a mesma tolice

aqui o ano passado...

no que vem, agora, aposto,

como lhe tomou o gosto,

que. faz o mesmo? Coitado!

Não faça tal: porque os anos

que nos trazem? Desenganos

que fazem a gente velho:

faça outra coisa; que em suma

não fazer coisa nenhuma,

também lhe não aconselho.

Mas anos não caia nessa.

Olhe que a gente começa

às vezes por brincadeira,

mas depois, se se habitua,

já não tem vontade sua,

e fá-los, queira ou não queira!

JOÃO DE DEUS

(Campo de Flores)


Quando na minha carteira da sala de aula, por cima da Esquadra da Polícia do Campo Grande, na Escola Masculina n.º 33 de Lisboa, lia este poema de João de Deus, longe estava eu de me supor com setenta anos.

O chato, mesmo chato, é olhar para o espelho e ver uma imagem de mim muito diferente de como me imagino:

- A imagem que tenho de mim não é o Maia de setenta anos que observo; é um outro ser, que ainda sou e que me ilude, atribuindo-me metade da idade.

Pobre carcaça velha repleta de ilusões…



Etiquetas: , , , ,

3 Comments:

At 8:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Parabéns meu caro.
Será verdade o que alguém diz: que aos setenta já só (se)senta!?
Quero crer que não!

 
At 12:23 da tarde, Blogger Eira-Velha said...

Perguntavam, um dia, a um indivíduo dos seus trintas, bem apessoado mas mais calvo do que Santo António, como era ver-se assim, tão jovem e careca. E ele respondeu tranquilamente: Muito bem, é só assumir a minha carequinha...
Assim não há anos que resistam, porque a pior velhice é a "cabeça vazia". Mas essa não tem nada a ver com a idade.
Parabéns, Professor.

 
At 4:28 da tarde, Blogger MCA said...

Parabéns. Esses 70 já ninguém lhos tira. E quanto a não se sentir com a idade que tem, eu aos 41 também não sinto...

 

Enviar um comentário

<< Home