Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

terça-feira, setembro 09, 2008

O LUXO DO LIXO

http://www.readmetro.com/show/en/Lisbon/20080908/2/6/


Deve ser por isto que a Câmara Municipal de Pombal me cobra tanto pela água, como pela eufemisticamente chamada tarifa de saneamento, tarifa de recolha e tratamento de lixo, tarifa de disponibilidade de ligação de água. (esta então a mais eufemística de todas.)
Sabem porque se chama tarifa e não taxa ou imposto municipal sobre a água os esgotos e o lixo? Vá, não sejam preguiçosos – pensem um pouco!
Os negócios do Ambiente sempre me deixaram nervoso. Por isso, durante muito tempo, recusei-me a fazer qualquer tipo de esforço para separar lixo para reciclagem. O anúncio dos meninos impertinentes, então, levava-me imediatamente a misturar manteiga nas garrafas da cerveja e mexer muito bem papéis com restos de comida. Só recentemente o anúncio da Tânia Ribas de Oliveira, em favor de uma associação qualquer que trabalha contra o cancro da mama, me levou a separar as embalagens para o eco ponto amarelo e, por arrastamento, os vidros para o verde.
Sou do tempo em que as escolas, não tendo orçamento próprio, se serviam da habilidade de venderem os papéis usados, directamente a algumas fábricas ou intermediários para reciclagem, para, um pouco mais desafogadamente, comprarem materiais que faziam falta para um ensino mais eficaz.
Se recuar mais, até ao tempo da escola da minha meninice, vejo muitos andrajosos buscando nos caixotes do lixo papel para venderem e, com os poucos escudos dessa venda, terem um pouco de mais pão.
Eu próprio, porque muito cedo tive o vício da leitura e o dinheiro lá em casa não escorria pelas paredes, juntei trapos e garrafas que ia vender aos ferros-velhos da Rua da Costa, em Lisboa, para comprar os livros que me encantavam.
Agora vejam a minha raiva quando durante uma visita de estudo da Escola às instalações da Valorlis, oiço um engenheireco daquela firma dizer, quando lhe perguntámos pelas mais valias daquele tratamento:
- Está internacionalmente provado que o tratamento dos lixos só dá prejuízos, – e tremendamente zangado!
Havemos de voltar a este assunto, até porque, naquele tempo, ouvimos chamar de engenheiro quase a tantos funcionários quantos os que andavam com as mãos no lixo. Hoje não posso dizer que seja assim.

Etiquetas: , , , ,

1 Comments:

At 11:57 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Separar lixo, para engordar os sr.s engenheiros, com chorudos ordenados, muitos deles amigalhaços dos politicos. NÃO!!!

 

Enviar um comentário

<< Home