Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

quarta-feira, setembro 03, 2008

«OS SAQUEADORES DO PORTUGAL PERDIDO»

«Quase todos os nomeados são directamente responsáveis pelo estado a que chegou o País. Parte do descrédito da acção política a eles se deve. O nosso desalento deixou de ceder a qualquer apelo cívico, e as nossas emoções mais asseadas foram letalmente atingidas. A casta que tomou conta da Pátria devia ser condenada por indignidade nacional. Chega a ser infame a lista das prebendas, das reformas sumptuosas, das funções acumuladas, dos duplos e triplos vencimentos auferidos por uma gente desprezível, que entre si partilha o bolo, num macabro trânsito de interesses.
Os cem jovens que assistem ao conclave de Castelo de Vide vão, com aqueles "professores", aprender - quê? Os exemplos não são virtuosos.»
D.N. de hoje
Baptista-Bastos


Li o teu blogue hoje, meu querido amigo, Pedro Pimpão. Eu também já fui jovem e entusiasta de projectos que eu julgava justos e honestos. Que desilusão!
Receio que a tal Universidade de Verão de Castelo de Vide, que tu vês como um causa boa, seja apenas mais uma das muitas escolas partidárias onde se formam os futuros “Saqueadores deste País Perdido”!

Etiquetas: , ,

4 Comments:

At 6:32 da tarde, Blogger Pedro Pimpão said...

Professor,
Concordará comigo que só pela educação e formação se pode contribuir para o verdadeiro desenvolvimento do nosso país. Isto não significa que tenhamos que formatar pessoas. Cada um é livre de pensar por si próprio e de agir de acordo com as suas convicções. Confesso-lhe que, apesar desses exemplos a que faz referência, ainda tenho uma pontinha de esperança no futuro, sobretudo em tantas boas pessoas que por aí deambulam. Muitas vezes desiludo-me. Agora, todos temos o direito de sonhar e o dever de podermos contribuir para a felicidade de alguém... Eu ainda acredito que se tivermos uma sociedade civil mobilizada e informada podemos diminuir, seriamente, o risco de surgirem mais dessas aberrações.
Receba um abraço meu de reconhecimento.

 
At 7:42 da tarde, Blogger Professor said...

É verdade, Pedro, todos temos o direito de sonhar e o dever de contribuir para a felicidade dos outros. Estou completamente de acordo! Da mesma maneira, creio na força da formação e da educação que,, em sucessivos governos, se disfarçou de paixão para melhor servir de propaganda. Ainda hoje, para o Governo, o investimento na Educação é mais propaganda do que outra coisa.
Puseste o dedo na ferida, o mal da educação nacional é a formatação das personalidades, através do conceito do politicamente correcto. A verdadeira liberdade só pode ser transmitida por homens e mulheres livres que infelizmente os professores são cada vez menos, porque não podem exercer a sua profissão de outra maneira, apenas a programada pelos poderes instituídos.
Um abração

 
At 1:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ao meu colega e amigo Professor, no dia do meu aniversário nstalício, felicito-te pelo teu/vosso outro aniversário! à falta de outro meio mais tradicional, também eu vou cedendo à tentação e facilidade das novas tecnologias (com a alguma/muita ajuda)! quando nos encontrarmos bebemos um copo à nossa saúde.

 
At 9:01 da tarde, Blogger Professor said...

Anónimo devidamente identificado!
Tentámos contacto para telefone fixo com resultado negativo. Parabéns! Aguardaremos o próximo encontro. Muito obrigado a ambos de nós ambos.
Até breve

 

Enviar um comentário

<< Home