Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

sexta-feira, julho 31, 2009

Professores & Professores

Rendi-me... Sou a favor deste governo. Como ele o quer... eu também quero!
Que o nosso ensino seja como o da Finlândia...



1. Na Finlândia as turmas têm 12 alunos;

2. Na Finlândia há auxiliares de acção educativa acompanhando
constantemente os professores e educandos;

3. Na Finlândia, os pais são estimulados a educar as crianças no
intuito de respeitarem a Escola e os Professores;

4. Na Finlândia os professores têm tempo para preparar aulas e são
profissionais altamente respeitados.

5. Na Finlândia as aulas terminam às 3 da tarde e os miúdos vão para
casa brincar, estudar, usufruir do seu tempo livre;

6. Na Finlândia o ensino é totalmente gratuito inclusivamente os
LIVROS, CADERNOS E OUTRO MATERIAL ESCOLAR (tal como em CUBA ).

7. Na Finlândia todas as turmas QUE TÊM ALUNOS com necessidades
educativas especiais, têm na sala de aula um professor especializado a
acompanhar o aluno que necessita de apoio.

8. Na Finlândia não há professores avaliadores, professores avaliados
nem Inspectores.!

9. Na Finlândia não há professores de primeira e de segunda.

Nota do redactor do blogue: Eu nunca fui à Finlandia e, por isso, não posso confirmar estas afirmações da colega que me mandou o mail. Mas de uma coisa tenho a certeza:
Se assim é, então naquele país só é professor quem quer e no seu Sistema de Ensino nunca aparecem aquelas pessoas que não tem emprego noutras actividades .

Etiquetas: , ,