Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

sexta-feira, janeiro 22, 2010

O MINISTRO DE D. AFONSO VI


Nós, pombalenses, temos sobrevalorizado o interesse pelo Marquês de Pombal em detrimento de outras figuras ligadas ao nosso município, tão importantes a nível nacional e mais, talvez, ao engrandecimento da nossa terra. Refiro-me, por exemplo, a D. Luís de Vasconcelos e Sousa, Alcaide-Mor de Pombal, 3.º Conde Castelo Melhor, ministro de D. Afonso VI, herói da Guerra da Restauração.

No meu blogue sobre o Convento de St. António do Cardal vou começar, como diria o Ricardo Araújo Pereira, a esmiuçar a vida desta insigne figura ligada tão intimamente à História da nossa Terra. A família, onde surgiram os titulares de Castelo Melhor, ocupou durante mais de 200 anos o cargo de Alcaides e Comendadores da Ordem de Cristo em Pombal. Daí infira eu a sua importância para a Villa do Pombal de Cristo.



Etiquetas: , , , , , , ,

2 Comments:

At 8:47 da tarde, Blogger jorge ferreira said...

Caro Professor,

Julgo que o representante desta ilustre família muito ligada a Pombal é o Prof. Bernardo João Vasconcelos e Sousa, Universitário e Historiador prestigiado. Talvez fosse boa ideia organizar,se fosse possível, um seminário ou umas palestras sobre o assunto, onde lhe poderia ser dado papel de relevo, permitindo a Pombal ter uma melhor e mais esclarecida relação com a sua História.

Para mim, é uma pena não haverem, pelo menos eu não conheço, monografias especializadas no período das Guerras Peninsulares e lutas Liberais, em que o Futuro Conde do Bonfim, que tinha ligações de sangue e pelo casamento a uma ilustre família de Pombal a quem pertencia a Quinta de Flandes se distinguiu no batalhão académico e chegou a a 1º Ministro. Mas mais importante do que tudo, mostrar como, nesse período, foi dizimada uma grande parte da população de Pombal às mãos do General Loison, que deu origem à terrível expressão "ir para o maneta", a razão de lhe faltar uma das mãos.

Abraço

 
At 6:27 da tarde, Blogger Professor said...

Caro Jorge Ferreira, muito obrigado pela sua visita e palavras simpáticas que deixou no seu comentário. Embora já afastado da docência por limite de idade vou sugerir aos colegas do Agrupamento de Escolas Conde de Castelo Melhor sobre o tal seminário sobre o 3.º Conde. Seria muito interessante que em 2011, no bicentenário da criação do Condado de castelo Melhor, se organizasse esse Seminário de divulgação de tão importante figura nacional que provavelmente nasceu em Pombal e cuja família, durante mais de 200 anos, ocupou o cargo de Alcaide-Mor de Pombal.
Sobre a Guerra Peninsular, recentemente o jornal Público publicou uma obra em 4 volumes que pelo que já vi (ainda só li em diagonal o II tomo) me parece bastante bom. Também gostava de me documentar melhor sobre a influência das Invasões Francesas em Pombal e nos estragos que, mais que eles, os ingleses por aqui fizeram. Sempre foram uns excelentes aliados os s... dos ingleses!
Saudações

 

Enviar um comentário

<< Home