Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Pombal no jornal há cem anos


O Diário de Noticias fez 145 anos há poucos dias, em 29 de Dezembro. Nesse dia, a edição actual publicou uma cópia da primeira página do dia do seu 45.º aniversário, isto é, de há 100 anos, 29 de Dezembro de 1909.
Então, não é que encontro duas referências, pequeninas mas referências, ao concelho de Pombal?
Era sobre o movimento de professores. Durante muitos anos as escolas abriam vagas de proessores efectivos todos os meses, à medida que os titulares se aposentavam ou, por qualquer outra razão deixavam o ensino. (Tudo feito à mão, em 1970, eu ainda processava os vencimentos dos professores efectivos e agregados da minha zona em impressos próprios, tudo feito a tinta de caneta e somado de cabeça, nada de máquinas!)
Pois por esta folha impressa ficamos a saber que o sr. Professor Joaquim dos Santos, foi provido definitivamente em Abiul, Pombal e o sr. Professor José Pereira em Vermoil, Pombal. Ficamos ainda a saber que o ministério que tutelava os professores, na altura, se chamava Ministério da Instrução.
Nesta mesma edição , a duas colunas, o Diário de Noticias titulava: «O TEMPORAL - Ainda as Inundações - Informações diversas.»
Caramba! Gosto mesmo de encontrar coisas do antigamente...

Etiquetas: , , , ,