Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

domingo, janeiro 31, 2010

Referência engraçada ao Conde de Castelo Melhor

http://www.urqueira.com/Historia.htm



Freguesia de Urqueira, Concelho de Ourém

«Aqui nesta freguesia, no lugar do Estreito, passou-se há 300 anos um episódio que ficou nos anais da região e que foi dado a conhecer por Frei Agostinho de Santa Maria no seu “Santuário Mariano”. O conde de Castelo Melhor, D. Luís de Sousa e Vasconcelos, também primeiro ministro de Afonso VI, após ter perdido o valimento junto do novo monarca, D. Pedro II, irmão do anterior, a quem depôs, fugiu disfarçado acabando por encontrar refúgio nesta aldeia.

Algum tempo decorrido, três cavaleiros provenientes de Lisboa, de passagem por ali, surpreenderam-no quando acompanhava um lavrador que conduzia uma carrada de mato. Ao notar o interesse que os cavaleiros mostravam por si, afastou-se sorrateiramente, seguido pelo lavrador, que descarregou sobre ele todo o mato que transportava, frustrando assim os intentos dos cavaleiros que acabaram por se afastar.

Saído do esconderijo, D. Luís atribuiu o caso à intervenção de Nossa Senhora do Testinho, de cuja imagem, oferecida pelas religiosas de Santo Alberto de Lisboa, jamais se apartava. O conde fugiu do País, mas, quando anos mais tarde regressou, quis pagar a dívida contraída com Nossa Senhora do Testinho, ao defender-lhe a vida no esconderijo do Estreito. Então, como conta o “Santuário Mariano”, o conde “mandou levantar neste sítio uma ermida a Nossa Senhora, e nela mandou colocar uma imagem sua de madeira estofada, com o Menino Deus sentado sobre o braço esquerdo, a qual faz de estatura três palmos e meio, compondo a ermida de todos os ornamentos necessários, consignando renda própria para a sua fábrica”. Além de entronizar a imagem na ermida, o conde mandou gravar uma inscrição em latim, evocativa, e do ano de 1687.»


A freguesia de Urqueira, de Ourém, liga com a de Albergaria dos Doze, de Pombal, por cima do túnel dos caminhos de ferro. Há poucos anos ainda estava um marco divisório das freguesias, mesmo por cima do túnel não muito longe de dois tubos de arejamento. Estive lá várias vezes em rapazola e mais tarde já com os meus filhos ou sozinho.

O tal D.Luís de Vasconcelos foi um excelente político no seu tempo e sê-lo-ia ainda hoje, dada a sua inclinação às promessas.



Etiquetas: , , , ,

3 Comments:

At 1:27 da manhã, Blogger Nelson Pedrosa said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 1:27 da manhã, Blogger Nelson Pedrosa said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 1:27 da manhã, Blogger Nelson Pedrosa said...

Boa noite Professor,
Admito que fiquei um pouco desiludido ao ler esse seu post..
Afinal a nossa lenda não é tão só nossa como imaginávamos...

Terá andado por aí a "plantar" Igrejas, o nosso Conde de Castelo Melhor?

Um forte abraço

 

Enviar um comentário

<< Home