Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

segunda-feira, abril 19, 2010

Convento do Louriçal – Pombal

Ontem, a transmissão da missa dominical, pela TVI, foi feita a partir da Igreja do Convento das Clarissas do Louriçal.
Coetâneo do nosso convento do Cardal, que diferença! A opulência barroca do ainda ao serviço da Igreja Católica face à pobreza do hibridismo da gestão civil mesclada de eclesiástica do monumento dos Paços do Concelho de Pombal.
Como se sentiria envergonhado o nosso Conde de Castelo Melhor ao ver o destino actual do seu convento face ao destino da “pobre casa” da Madre Maria do Lado.

Etiquetas: , , , , , , , , ,

1 Comments:

At 6:18 da manhã, Blogger JA said...

É um local completamente avassalador, e muito rico. Só para observar com a devida atenção aqueles azulejos era preciso uma vida!
No passado sábado, tive o prazer de participar numa visita guiada integrada no encerramento das comemorações do 300 anos, e apesar de ainda andar meia a dormir (normalmente demoro 2 horas a acordar, mas a seguir a uma noite de febre e de barulho até às 4h ao pé de casa, preciso de muito mais tempo), posso garantir que prestei muita atenção ao que vi e ouvi, e fiquei fascinada e com uma grande desejo de saber mais sobre aquele local. Tenho um palpite de que no mês de Agosto farei algumas viagens para Louriçal!

 

Enviar um comentário

<< Home