Dos Paços do Concelho à Latrina da Prisão

Cega pela sua ânsia de obra feita, a Câmara Municipal de Pombal, há três ou quatro anos atrás, achou por bem retirar o Museu Municipal do Marquês de Pombal das salas anexas aos Claustros do Convento de Santo António do Cardal e levar o seu espólio sem supervisão adequada (perderam-se e deterioraram-se peças), para a Cadeia da Praça Velha, construída pelo Marquês de Pombal, devidamente reparada e alindada. Era uma construção pombalina, tinha a sua lógica e, já que ele, Marquês, tinha tanto amor em mandar compatriotas seus para a cadeia, era boa ideia botarem-lhe o que restava do seu caixão lá. Mas também não precisavam ser tão mauzinhos! Então foram colocar a cabeceira do seu ataúde mesmo juntinho à latrina (cagadeira para os amantes do vernáculo popular) da prisão?
Então, a maneira antiga de apresentar o espólio oferecido, não era muito mais digna?
Vejam as fotos e decidam por vós.
Etiquetas: Dignidade, Figuras da Nossa História, Figuras polémicas, Marquês de Pombal, Museu Municipal, Obra_feita_como_máxima_autárquica, Pombal, Respeito, Távoras
2 Comments:
Neste e em muitos outros domínios, tanto ao nível da Administração Local como Central, parece estarmos à mercê duma corja saída da pior turma das Novas Oportunidades (e muitos dos que beneficiam honestamente delas que me perdoem.
Também me parece que a maneira antiga era mais digna :)
Enviar um comentário
<< Home