Fica a pergunta.

"Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro da própria casa e recebe o exemplo dos seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...
Gentileza de um amigo, por correio electrónico
Etiquetas: Educação, Escola, Família, Futuro, Humanidade, Terra
7 Comments:
:) pelo cartoon
A pergunta e reflexão parecem-me muito acertadas.
Como membro da 1ª geração nascida no pós-25 de Abril e recém pai, esta é uma das questões que mais me perturba. Longe de querer voltar ao autoritarismo, mas o respeito (que não tem que ser dogma ou imutável) em relação a algumas figuras de autoridade é absolutamente necessário numa sociedade funcional.
Ainda hoje respondi a essa questão, colocada no facebook pela escritora Luisa Ducla Soares. Penso que o principal é deixar melhores filhos para que cuidem do planeta. E como acrescentava uma amiga, cabe-nos a nós sermos também melhores filhos deste planeta.
Desde quando a educação é exclusiva da escola?
Existia em tempos uma frase que deixei de ouvir: "noblesse oblige". Uma das leituras que se pode fazer desta máxima é que qualquer privilégio traz consigo uma obrigação igual ou porventura maior do que o prórpio privilégio.
Mas esta noção perdeu-se por completo.
Hoje em dia ninguém se sente obrigado a coisa nenhuma porque a nobreza (de carácter, entre outras) foi à vida.
A educação e o civismo ficaram na gaveta como coisa do passado e foram substituídos por uma convicção generalizada de que tudo é permitido, tem-se direito absolutamente a tudo, reclama-se por tudo e ninguém tem obrigação de nada.
Viva!
Parabéns pelo teu blogue! Foi com enorme prazer que vi o teu espaço no mundo global. Abraço de um antigo colega da escola.
Ó Ismael, tanto tempo sem ouvir falar de ti...
Obrigado, homem, por apareceres. Vai dizendo coisas. Já vi que estás professor na tua terra - Amarante.
O bom filho à casa paterna volta!
Um abraço de grande amizade
Enviar um comentário
<< Home