Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

terça-feira, março 08, 2011

RUA DOS CONDES


















Tenho falado neste blogue e mais especificamente em http://cardal.blogs.sapo.pt, do Conde de Castelo Melhor. Provavelmente, D. Luís de Vasconcelos e Sousa, nasceu em Pombal e morreu em Lisboa. Exactamente o contrário do Marquês de Pombal que nasceu em Lisboa e veio morrer a Pombal. Mas, em Lisboa, quando não estava na corte, onde residia este 3.º Conde de Castelo Melhor?
Antes do terramoto de 1755, havia aqui onde nesta foto, em frente do cinema Condes, se vêem vários prédios era o palácio do nosso alcaide. Todo este terreno, ao fundo da Avenida da Liberdade e o que subia até ao Bairro Alto era dele. No sítio onde está o cinema e até à outra esquina onde é hoje a sede da EPAL, era o palácio do 3.º Conde da Ericeira, família de onde veio mais tarde a emergir o Marquês do Louriçal. A família dos Vasconcelos e Sousa era e é uma das grandes famílias de Portugal. Agora que se aproxima o aniversário da criação do Condado de Castelo Melhor, acho pertinente falar-se disto, aqui em Pombal. É que foi num dos alcaides e comendadores de Pombal que foi cair a honra dessa distinção por parte do rei de Portugal D. Filipe II., terceiro desse nome em Espanha.
Certamente era bonito o Agrupamento de Escolas do Conde de Castelo Melhor, lembrar-se de comemorar essa data. Esperemos para ver. Ainda há muita gente por aqui a pensar que a História não serve para nada. Mas, parece, que já alguns pensadores romanos diziam que quem renega a sua história não merece nenhum futuro.

Etiquetas: , , , ,

1 Comments:

At 10:28 da tarde, Blogger Miguel said...

Mais um excelente apontamento histórico.
Agora essa da História... já está a pedir muito, Professor.

 

Enviar um comentário

<< Home