Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

terça-feira, maio 27, 2014

OS "BORRALHO" DA NOSSA SOCIEDADE


Acabei de ler, ontem ou ante-ontem, um romance de Vergílio Ferreira, VAGÃO J, que foi proibido, pela Censura, em 1947.
Ora, pelo relatório da censura, que mandava retirar a obra do mercado, parece que o mais ofensivo, para a consciência protectora dos bons costumes dos portugueses, era a maneira de viver de uma célebre família Borralho, heroína do Romance.
O curioso é que ELES não conseguiram acabar com os Borralho. Nem ELES, nem os Governos que se seguiram, antes e depois de 1974. Toda a minha vida me cruzei com Borralho. Tive-os, em menino, como colegas na escola primária, e, como alunos, nas várias localidades onde leccionei depois de 1962/63.
Ainda hoje, mesmo com as taxas de sucesso alardeadas, continuo a cruzar-me com eles em todas as terras portuguesas que visito e, mesmo aqui, em Pombal onde resido.
A recente história, veiculada por jornais e tevês, do célebre «Palito» prova a evidência, de que os Borralho estão no meio de nós, fazem parte atávica do nosso povo.
Que série de novelas eu não escreveria se quisesse rememorar alguns dos mais notáveis (só os mais notáveis) que se deslocaram nas salas de aula onde aprendi/ensinei...


Etiquetas: , , , , , , ,