Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

segunda-feira, fevereiro 23, 2015

QUE PARVAS ASSOCIAÇÕES EU, ALGUMAS VEZES, FAÇO.

Que se passa para eu associar dois seres impossíveis de emparelhar?  Antero de Quental - «Num sonho todo feito de incerteza», com Florbela Espanca - «No divino impudor da mocidade»? Terá o amor profano assim tanto a ver com o amor de santidade?
Talvez a razão possa ser inferida pelo comentário do próprio Antero ao seu poema, citado por Maria Ema Tarracha Ferreira, em "Antologia Literária Comentada", séc. XIX: « ... composto por um monge da Idade Média (aí pelo século 13.º), na solidão suave-austera do Monte Cassino, contemporâneo talvez do autor da Imitação de Cristo, e é dirigido à Virgem Cheia de Graça do sentimento cristão, a que mais tarde um pagão ilustre deu o nome de Eterno Feminino». E acrescentava: « ... posso chamar-lhe um salmo, uma efusão religiosa, porque está ali, com efeito, a minha religião, o meu culto da existência supra sensível, sem o qual não sei o que faria desta minha pobre existência sensível (hélas! trop!).
António Sérgio, citado na mesma fonte, também afirma: «Que importa que a inteligência rejeitasse a divindade, e os "sistemas" não admitissem os dogmas, se o Cristianismo lá estava no fundo do carácter, na maneira de sentir, na "pessoa toda inteira"?» O que é comum a tantos ateus.
Deve ser isto tudo, talvez mal digerido na minha cabeça. que me levasse a associar estes dois sonetos de autores tão distintos quanto podem ser um homem, dito racional, de uma mulher, dita emocional. Que esta distinção entre masculino e feminino, também não pode ser tomada à letra: há homens assustadoramente afectivos e mulheres aterradoramente racionais.
Diga o que disser, só sei que são dois poemas lindíssimos que me tocam profundamente e não sei qual deles mais me atordoa.

Etiquetas: , , , , , , , ,