Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

domingo, agosto 23, 2009

Foi ontem


O Correio de Pombal do Pimpão dos Santos caminhava já rapidamente para o ocaso, mas os seus editoriais estavam vivos, mesmo quando falavam de mortos. Vejamos o Editorial desta edição:


«Editorial

Tivemos o privilégio de a conhecer há umas boas dezenas de anos. Então como anteontem, no seu último editorial em o Diabo, Vera Lagoa aliás, Maria Armanda Falcão, olhava a vida e as pessoas, olhos nos olhos, e não calava o que lhe ia na alma, no coração e ou no pensamento.

Cidadã do mundo que cedo extravasou dos limites da Ilha – onde nasceu na então África Oriental Portuguesa - para ser a consciência cívica duma nação.

Militante na primeira linha na luta contra o abastardamento da Pátria, Vera Lagoa foi ela própria: Lutadora e dinamizadora.

Era daquelas profissionais de quem nunca se perde o rasto.

Sem nunca abrir mão da sua razão, jamais cedeu a quem quer que fosse.

Por isso, ao relermos o seu último editorial não podemos deixar de pensar que, se tal lhe fosse humanamente possível, escreveria a mesma peça em relação a todos quantos, desde o fim da tarde da passada segunda –feira, lhe elogiam predicados que em vida nunca lhe reconheceram.

Pois é. Aconteceu ao Spínola e, agora, à Vera Lagoa.

Vera Lagoa poderá não ficar na história mas, jamais sairá da memória do colectivo que somos.

Morreu uma “mulher de armas”.

Paz à sua alma.

Até um dia

Pimpão dos Santos»

Eu também admirava a Vera Lagoa e, tal como ela, achava, e acho, que a "Descolonização Exemplar" não foi descolonização nenhuma, foi uma "Vergonhosa Debandada".

Etiquetas: , , ,