Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

quinta-feira, dezembro 17, 2009

Novo Blogue sobre Pombal


Comecei, um dia destes, um novo blogue a que chamei “Nesta Igreja está a Milagrosa Imagem”. Refiro-me, é claro ao Convento de Santo António e Igreja de Nossa Senhora do Cardal.

O novo endereço é : http://cardal.blogs.sapo.pt

Meditando e escrevendo sobre este monumento (um dos poucos que vem escapando às investidas do tempo, do clima, das guerras e dos pouco esclarecidos transformadores, modernizadores e requalificadores cá da terra) pretendemos na linha de outros “amantes” de Pombal que nos precederam, como Dr. Mora, Dr. Pombo, Dr. Eusébio e outros de que falaremos a seu tempo, contribuir para um melhor conhecimento da História de Pombal.

Desde os mais recuados tempos da existência do Homo sapiens, os mais variados lugares do território concelhio, têm sido povoados ou, pelo menos, ocupados temporariamente.

Se nos limitarmos ao espaço da freguesia de Pombal há certamente vestígios da ocupação romana, goda, mourisca e cristã medieval da Reconquista. Cada século, já são tantos na vida de Pombal, deve ter deixado as suas marcas, que catástrofes naturais, guerras, batalhas senhoriais, raiva republicana e ganância contemporânea têm tentado apagar.

A incúria do poder local e o interesse do comum dos pombalenses também têm sido favoráveis ao descuido e ao esquecimento. Certamente não sabem que quem renuncia a sua História renuncia à sua Identidade.

Estarão os pombalenses interessados em terem uma?


Etiquetas: , ,

1 Comments:

At 9:45 da manhã, Blogger Eira-Velha said...

Bom dia.
Vim aqui ver as novidades mas, especialmente, desejar que passe um Natal Feliz junto de todos que lhe são caros.

 

Enviar um comentário

<< Home