Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

sexta-feira, julho 23, 2010

VAI DEMORAR A HABITUARMO-NOS...


Antes das obras o altar-mor era assim



A Igreja do Convento de Santo António do Cardal, em Pombal, reabriu ao culto. Está bonita, muito bonita mesmo, mas diferente. Muito acolhedora, parece mais pequena... Soalho reluzente e cara lavada, novas imagens expostas (de onde é que elas vieram?), mais luz e mais cor, novas estações da Via Sacra (para onde foram as antigas?), mais cómodos os bancos, novidades vídeo-electrónicas.

O Cristo morto à entrada do lado esquerdo continua lá e morto mas agora está na cruz; o caixão com o Corpo do Senhor, que ali estava, foi levado para o Altar-mor, fazem-lhe Guarda de Honra as mesmas figuras que o velavam à entrada... O Santo António deixou o trono e está agora numa espécie de capela do lado esquerdo, reduzido à sua condição de santo franciscano. A pequenina Nossa Senhora de Fátima, ainda lá está, minúscula numa cúpula enorme... A capela da Senhora do Cardal está praticamente na mesma, melhorados os bancos e neles podemos seguir as cerimónias religiosas que se passem no Altar-mor, mesmo sem o vermos fisicamente.

O São Boaventura e o São Jerónimo continuam no mesmo sítio. Gostei de encontrar-me com a Santa Luzia.

Ainda falaremos das outras imagens mas noutro dia. Lá na sua tumba, como aceitará estas mudanças o Conde de Castelo Melhor, ele coitado que, mesmo em vida, só teve desgostos com este convento e nem conseguiu que a Igreja ficasse como ele a idealizou. O próprio papa esteve contra ele: não canonizou o santo da sua devoção – o Beato António da Conceição! E esperava-se em Pombal, nos fins do Séc. XVII, que ele fosse canonizado e rápido....

Está bonita, realmente, mas ainda vou demorar a habituar-me à nova cara desta igreja linda!


Etiquetas: , , , , ,

1 Comments:

At 2:51 da tarde, Blogger Monica said...

Vizinho!!!
Também já fui cuscuvilhar a nossa Igreja do Cardal!
Se me perguntarem se está bonita.. Sim, está!
Se me perguntarem se gosto... Não!

Acho que a remodelação não deveria ter sido tão 'a fundo'...
Mantinham a imagem da Igreja e pronto!!!
Estou desiludida!!!
Sou adepta da mudança, sim, mas nos monumentos históricos, NÃO!!!

Beijinhos

 

Enviar um comentário

<< Home