Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

quinta-feira, outubro 28, 2010

NA TERRA DO MEIA-ROTUNDA


A cidade de Pombal já havia sido homenageada em duas obras literárias muito interessantes, no campo da semiótica, da autoria da minha amiga e Senhora Professora Maria Luís Brites. Têm estas obras os sugestivos títulos de “Na Terra do Meia-Vaca” e “Na Terra do Meio-Boi” e tratam, de uma forma ao mesmo tempo objectiva e jocosa, das alcunhas de várias pessoas e famílias, nadas e criadas na cidade e no termo do Concelho de Pombal e das causas prováveis e simbologia de tais nomes, apostos ao nome próprio, ou familiar, das pessoas de algumas casas, umas ricas outras não tanto, desta urbe, arredores e aldeias dispersas por outras freguesias do município.

Neste Verão, mas agora arquitectonicamente, o nosso muito amado e excelso presidente da câmara brindou-nos com uma Meia-Rotunda. (A crise não perdoa!)

As rotundas são, como é do conhecimento geral, o grande aporte civilizacional que o municipalismo moderno acrescentou ao nosso riquíssimo património cultural.

Aquela maneira de começar a larga e bela avenida que atravessa o Vale do Casarelo até à enorme rotunda que circundamos para podermos aceder ao novo espaço comercial do “MODELO”, dá, à Rua de Ansião e à Rua Professor Saul Pires Machado, a imponência que lhes faltava e o embaralhamento do trânsito de quem circula e pretende entrar nesta última rua até há pouco tempo pacata e de fácil acesso.

Aliás, adivinha-se um futuro risonho para aquela zona e para a que mais adiante começa, onde as cheias de 26 de Outubro de 2004, levaram à destruição da casa que o celebrado “Faz Barulho” havia construído sobre o leito do Ribeiro Quente: os “patos bravos”, o outro nome para empreiteiros e mestres de obras, já se movimentam afanosamente, embriagados pelo cheiro dos euros fáceis. Eles, que juntamente com os banqueiros, são os principais culpados pela desgraça financeira em que caímos.

Tem sido estonteante o ritmo de embelezamento urbano da cidade, tanto a nível arquitectónico quanto o da engenharia.

Etiquetas: , , , , , , , , , , ,

4 Comments:

At 10:39 da manhã, Blogger Miguel said...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 10:39 da manhã, Blogger Miguel said...

Deus queira que não olhe para o lado e veja o castelo....

 
At 3:04 da tarde, Blogger Professor said...

Olhei sim, Miguel, mas disso falei em http://maiacarvalho.blogs.sapo.pt. (TOMBUCTU) Mas na nossa terra quem tem algum poder faz-se surdo. Uns por feitio os outros por conveniência.
Saudações.

 
At 5:54 da tarde, Blogger Miguel said...

Fica já registado para futuras visitas.

Até já evito passar ali naquela zona. Um atentado que fazem aos pombalenses. E lá se continua assim..

 

Enviar um comentário

<< Home