Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

segunda-feira, março 26, 2007

Para nossa segurança, um dia, tudo nos será proibido.


Chegaram a casa da rapariga. Todas as janelas estavam iluminadas.

- Que se passa?

Raramente Montag tinha visto um tal desperdício de iluminação.

- Oh, é apenas o meu pai e a minha mãe que conversam com o meu tio... é um pouco como passear a pé, mas ainda mais estranho! Meu tio foi preso uma outra vez. Não lhe contei já? ... Porque passeava a pé. Oh, nós somos umas pessoas muito especiais.

- Mas conversar a respeito de quê? Ela contentou-se em rir.

- Boa noite - disse. E entrou no jardim. Depois, pareceu lembrar-se de qualquer coisa, voltou para trás e pousou em Montag um olhar curioso: - É feliz?

- Sou o quê? - gritou ele.

Mas Clarisse já tinha partido, correndo, ao luar. E a porta fechou-se docemente atrás dela.

RAY BRADBURY
«FAHRENHEIT 451»

Os politicos e o capital, através da propaganda e da publicidade, continuam a anestesiar-nos.

Etiquetas: , ,

Concursos, concursos...

Não sei de quantos votantes é o universo do concurso da RTP – O maior Português de sempre. Mas o facto de aparecer em 1º lugar Oliveira Salazar e em 2º Alvaro Cunhal indica que, pelo menos os que votaram, preferem o Fascismo ou o Comunismo a esta paródia de Democracia em que somos pseudo governados.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, março 15, 2007

“Chamam-lhe uma espécie de reorganização”

Vendem-se edifícios e empresas do estado. Fecham-se maternidades, centros de saúde, e urgências. Entregam-se a privados os hospitais e algumas escolas. Fecham-se outras escolas (abrir-se-ão cadeias?) e consulados. As Seguradoras e os Bancos preparam-se para prover à nossa segurança social e às aposentações.

Parecem de um país falido estas decisões de família arruinada: Vão-se os anéis, fiquem os dedos!

Etiquetas: , ,

terça-feira, março 13, 2007

Peeling à Igreja do Cardal

Já não era sem tempo! Vão finalmente lavar-lhe a cara…

Na missa vespertina, o Sr. Padre Diamantino deu notícias sobre o evento. As estátuas, duas, a meio da fachada, que todos pensávamos ser de cantaria, afinal, são de barro.

Quando foi da reparação do telhado, o Sr. Prior informou-nos que na torre sineira do lado direito, a que não tem sino, estava o primeiro reservatório para o abastecimento de água à cidade, feito em cimento, talvez no início da república e demolido nesta altura para devolver verdade à torre. Desta feita foi a desilusão das estátuas. Mas, sendo de barro, como se aguentaram tanto tempo à intempérie?

Muitas perguntas. Perguntas demais sobre os edifícios do passado da cidade. Nunca vos pareceu uma igreja e um convento demasiado pobres para a época em que foram construídos? É mesmo necessário estudar a sério a História destes locais. Cardal, Castelo e toda a zona envolvente mereciam um estudo arqueológico sério e sistemático. Já que na Praça Velha, nessa, qualquer vestígio do passado está definitivamente perdido!

Etiquetas: , ,

Coincidências!

Imagem de:

www.varizes.com/clinicas.aspx




Deve ser simples coincidência, Correia de Campos não tem nada contra o Serviço Nacional de Saúde, mas onde ele encerrou serviços públicos (urgências, atendimentos permanentes, maternidades), as clínicas privadas surgem como cogumelos.

Etiquetas: ,