Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

sábado, março 22, 2008

Balbúrdia na Escola

O nosso sistema educativo desceu tanto que receio que os seus efeitos sobre a dissolução da Sociedade sejam superiores ao do CO2 sobre as alterações climáticas. E bastante mais mortífero.

Desde 1962/63, o primeiro ano lectivo em que trabalhei, até hoje, pelo menos três gerações de “no frustated babies” passaram. O resultado é visível. Será que é irreversível?

Etiquetas: , ,

A Paixão

Ontem, pelo menos duas estações transmitiram o filme de Mel Gibson.
Muito sangrento mas não tanto com certeza, quanto a realidade das paixões modernas dos homens que vivem as suas guerras, descriminações, violências e pobreza.
«Senhor, Senhor, porque me abandonaste?»
Meu Deus eu não sou digno de pronunciar tais palavras e muita vezes as pronuncio; eu não sei verdadeiramente o que é estar só, abandonado e sem fuga possível!

Etiquetas: , ,

segunda-feira, março 17, 2008

Ladranzanas, ladravazes, ladrões, ladranetes e ladriscos


O que mais me apetece fazer nos tempos que vão correndo é desligar de vez o televisor, esquecer os jornais, nem sequer as gordas ler…
A visão do mundo e das pessoas que estes meios de comunicação fornecem é demolidora. Mas não merece a pena, mesmo que eu não saiba, mesmo que ninguém saiba a sacanice do ser humano vai continuar em crescendo.
Parece que um pesado véu de loucura desceu sobre a humanidade: mães que assassinam os filhos, professores que dão facadas em alunos ou vice-versa, namoradas que lançam ácido sobre os conversados e os desfiguram ou matam, maridos que cobrem de pancadas as esposas até que morram, ladranzanas, ladravazes, ladrões, ladranetes e ladriscos por todos os lados e por qualquer coisa, grandes criminosos que são políticos e grandes políticos que são criminosos, empresários que mandam em políticos e políticos que favorecem empresários, empresários que são políticos e o contrário, enfim, parece que só não é desonesto quem não pode. Dêem-se as mesmas oportunidades a todos e todos se tornarão corruptos.
Mas parece que sempre assim foi. Quando lemos livros de História verificamos que, as coisas de que nos queixamos, foram sempre problemas de todas as épocas – algumas das estátuas das nossas aldeias, vilas e cidades, que homenageiam heróis, homenageiam simultaneamente o grande criminoso, o grande matador de homens, mulheres e crianças que esse mesmo herói foi. Há, mesmo nas mais angélicas almas, recônditos de horror.
Pois é chegamos sempre à inevitável pergunta: o que torna o Homem verdadeiramente Homem? O Homo sapiens existe ou é só uma forma envernizada de um símio mais evoluído? O que é a Cultura? O que é a Sociedade? Foi o Homem que as criou ou são elas que estão criando o Homem?

Etiquetas: , ,

quinta-feira, março 13, 2008

Almoço Convívio de Professores Aposentados

Entre tantos docentes aposentados (oitenta e oito) apenas quatro eram do sexo masculino:
Bacalhau – professor, ex Delegado Escolar de Pombal e ex Inspector Orientador do Ensino;
Fernando Madeira - professor, ex Director do Centro de Formação da Associação de Professores de Pombal;
José Ladeiro - professor, ex Subdelegado Escolar de Pombal;
Luís Filipe - professor, ex Presidente do Conselho Executivo da EB1 n.º 1 de Pombal;
Gente do antes dos computadores (mas que souberam adaptar-se), quando a estatística, com os seus mapas quilométricos, era feita à caneta e esferográfica e, também manualmente, eram processados os vencimentos dos professores nas Delegações e Secretarias de Zona. Quando, desde as actas aos ofícios, tudo era manuscrito e havia livros Ás, Bês, Cês, quase até aos Zês, e mapas estatísticos com mais de um metro de largura e dezenas e dezenas de linhas e colunas e mais de uma página para preencher com a melhor caligrafia, fora do tempo lectivo, pois não havia dispensa da componente lectiva (tínhamos turmas distribuídas) e uma gratificação mensal de 150$00 (75 cêntimos de euro).
Tempos difíceis, mas de sangue na guelra!
Era um Portugal pequenino mas éramos felizes!

Etiquetas: , ,

quarta-feira, março 12, 2008

1.º Almoço - Convívio de Professores Aposentados


Hoje, no Manjar do Marquês, em Pombal, pelas 13 horas reuniram-se em agradável repasto 88 professores aposentados. Ninguém foi avaliado, ninguém disse mal da Ministra, todos já sabiam há muito tempo, que os professores são mais importantes para o futuro da Nação que os políticos. Não precisaram de ouvir D. António Policarpo, Cardeal Patriarca de Lisboa,dizer isso.
Apresentaremos brevemente mais noticias sobre este evento.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, março 07, 2008

Os orgasmogramas da Senhora Ministra



Clique na imagem para ler melhor a grandiosidade do projecto!


Já o Senhor Bispo de Viseu dizia que a Religião era como o sal: com conta, peso e medida. Ninguém disse à Senhora Ministra que a Informação, quando é demais, também confunde, que o excesso de pormenores torna o discurso confuso?
Se ao menos pudéssemos pedir-lhe um pouco de bom senso!

Etiquetas: ,

A carneirada gosta

Marques Mendes - Novo Pensionista !

Aos 50 anos de idade e com 20 anos de descontos como Deputado, Marques Mendes acaba de requerer a Pensão a que tem direito, no valor mensal vitalício de 2.905 euros mensais. Contudo, um trabalhador normal tem de trabalhar até aos 65 anos e ter uma carreira contributiva completa durante 40 anos para obter uma reforma de 80% da remuneração média da sua carreira contributiva.

« Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas...'»
Guerra Junqueiro, escrito em 1886

Recebido por correio electrónico

Etiquetas: , ,

quarta-feira, março 05, 2008

Acossada


Muito obrigado, Senhora Ministra!

Nunca os professores estiveram tão unidos, nunca tão interessados na sua profissão e no seu futuro!

Já é conhecimento antigo: Os inimigos externos fomentam a coerência interna.

Obrigado, em nome de toda a classe docente.


Imagem do Diário de Notícias de 3 de Março


Etiquetas: , ,