Blogue do Maia de Carvalho

POR TRÁS DE CADA GRANDE FORTUNA HÁ UM CRIME. Honoré de Balzac

sexta-feira, agosto 31, 2007

Campeonato de construção de barragens

Imagem de:
http://os-caes-ladram-e-a-caravana-passa.weblog.com.pt/

O Governo parece empenhado e feliz na sua participação num campeonato de barragens.
Vem agora dizer-se vencedor da Barragem do Sabor. Esperemos que não seja mais uma vitória de Pirro como com a construção da Barragem do Alqueva.
Depois da betonização do Algarve segue-se agora a betonização da Terra do Grande Lago.
A justificação para o faraónico investimento do grande lago era a melhoria das condições de vida dos alentejanos e o fomento das culturas de regadio. Está bem, se considerarmos os relvados dos campos de golfe como campos cultivados, o desenvolvimento agrícola do Alentejo é um facto. Caso contrário, os capitalistas do ferro e do betão é que são os verdadeiros usufrutuários da Barragem de Alqueva.

Etiquetas: , ,

sábado, agosto 25, 2007

Prémio Nobel da Literatura sofre!

imagem de noticias sábado 85

Aqui há tempos (poucos) José Saramago deu uma entrevista ao DN em que entre outras coisas afirmava (estou a citar de cor): “Não é preciso ser profeta para afirmar que a união de Portugal à Espanha é um facto do futuro.”
Nunca em parte nenhuma da entrevista preconiza, advoga ou sugere tal união, limita-se a constatar um facto.
Esquecidos do Tratado de Methuen e outros que ilustraram e ilustram a nossa sujeição ao estrangeiro, logo os bem-pensantes da nossa cultura, incluindo gente com responsabilidades acrescidas como Vasco Graça Moura ou simples comentadores e escrevinhadores de cartas aos jornais zurziram no Nobel, acusando-o de falta de patriotismo. (Ainda significará essa palavra alguma coisa no vocabulário português contemporâneo?)
O iberismo em Portugal não é um movimento moderno, já é velho de séculos, mas, nos nossos tempos e antes, no Estado Novo, estava e está fora de moda. Hoje é um pensamento muito mais subtil.
Já há tempo que o melhor azeite espanhol é produzido em olivais do Alentejo. E finalmente, hoje o “Diário de Notícias”, no seu suplemento Notícias Sábado, veio mais uma vez dar-nos razão. Pode ler-se na edição de hoje na página 37:
“As grandes quintas começaram a passar para mãos espanholas. Os portugueses vendem e metem o dinheiro ao bolso”.

Etiquetas: , ,

terça-feira, agosto 21, 2007

Como as meninas são frágeis!





De entre os muitos mitos modernos o da fragilidade feminina é certamente um dos mais obtusos.
Noticiava, hoje, o DN que, na Ribeira, Porto, quatro polícias foram atacados por várias mulheres, familiares de uma outra que eles haviam multado por mau estacionamento. Uma, de 26 anos, haveria de ser levada para a esquadra por ofensas corporais à autoridade policial.
Pois! Foi um excesso de ternura que levou a referida dama a massajar o fardado corpo do guarda.
A ternura e a docilidade de algumas mulheres sempre me comoveram muito.

Etiquetas: , ,

sábado, agosto 18, 2007

É uma vergonha…









Terça-feira, dia 14 de Agosto. Dois africanos entram no Pingo-doce, no Pombal Shopping, apinhado de frangoleses. Comenta um:
- Estes portugueses! Emigram para a França e esquecem-se logo de falar português.

Nota de pé de página: E anda o governo a negar a nacionalidade portuguesa a imigrantes que falam português, por não saberem o nome do primeiro-ministro. O que será mais grave?

Etiquetas: , ,

sábado, agosto 11, 2007

Sem Comentários

«Também as vagas de estacionamento para deficientes costumam estar preenchidas por pessoas sem qualquer problema. “Ninguém respeita. Noutro dia um fiscal da Pombal Viva disse-me que eu devia pôr o talão. Expliquei que a questão não é pagar mas, a dificuldade em ir à máquina buscar o talão. A resposta que ele me deu foi: ‘eu não tenho nada a ver com isso.”»

O Eco
http://www.oeco.pt/

Etiquetas: , ,

quarta-feira, agosto 08, 2007

Bem prega Frei Tomás

O DN de hoje mostra-nos de forma indesmentível a opacidade e credibilidade óbvias dos partidos políticos. É capaz de ser assim em todos os países, deve ser o preço da democracia.

«… todos os partidos apresentaram “deficiências ou insuficiências contabilísticas susceptíveis de por em causa a fiabilidade das contas”. »

Diário de Notícias
1ª. Página de hoje

Bem prega Frei Tomás…

Etiquetas: ,

sábado, agosto 04, 2007

A Maldição dos fins-de-semana



Clique nas fotografias para ampliar

Esta madrugada pelo cheiro característico de estrume de porco que se me instalou nas narinas, quando assomei à varanda que dá sobre o Arnado, com o Arunca ao fundo, logo futurei o espectáculo que iria encontrar no rio quando por lá passasse pela manhã a caminho dos jornais e da bica.

Era verdade, lá estava o triste cenário do peixe morto, muito peixe morto!

Parece que toda a gente sabe quem polui… Eu nunca a vi mas parece que há uma suinicultura a montante da Zona Desportiva! Mas como nunca são apanhados em flagrante a nossa Justiça nada pode fazer. Ai Sherlock Holmes! Ai Dr. Watson! Como vocês e as vossas claras deduções seriam ridicularizadas pela Justiça Portuguesa! Qualquer advogado palavroso, bem palavroso, habilidoso de retórica, mesmo que bronco de inteligência, seria capaz de provar que ninguém viu a porqueira a deitar água de excrementos de porco para o rio. Até, se analisassem as águas fétidas da corrente, diriam que não é possível ligar causa a efeito. (Junto às suiniculturas não há peixe morto, enquanto a água corre o peixe ou morre menos ou não se deposita. Só começa a juntar-se cá mais abaixo quando a corrente abranda e começam a formar-se lagoas e charcos maiores ou mais pequenos.)

Parece que Ellemire Zolla tinha razão. Vivemos o eclipse do intelectual e da inteligência!

Etiquetas: , ,

quinta-feira, agosto 02, 2007

Ex-militante partidário!

Muita gente, em Pombal, sabe que fui, durante alguns anos, militante do PSD/PP. O que muitos não sabem é que abandonei o partido em 1997 e, nessa altura, talvez há um ano já não pagasse quotas.

Gostava de prestar aqui uma informação a Luís Marques Mendes: - alguém, como é costume em muitas concelhias, anda a pagar as minhas quotas, pois continuo a receber informações do partido via SMS. (Remetente 2008)

Costumo apagá-las sem as ler mas hoje estava na esplanada, bem disposto e deixei a mensagem abrir. Dizia assim:

«Os militantes de base escolherão por votação os seus candidatos a deputados. Os autarcas serão escolhidos pelas estruturas de base. Os órgãos distritais e nacionais terão de respeitar essas escolhas. Lisboa, 2 de Agosto de 2007»

Foi com espanto que vi, enquanto militante, que havia nas “secções concelhias e distritais” uma apetência insaciável pelas chamadas “figuras nacionais”, tal era a ânsia de lugares quer nas freguesias, quer nas câmaras, quer nas Assembleias Municipais, quer na Assembleia da República! (As tais candidaturas ganhadoras.)

É por estas e por outras que há tantos presidentes de câmara que nem residem nas cidades que governam.

Pode-se lutar eficazmente contra a corrupção nas autarquias se não se conhecem todos os cantinhos da casa?

Estou-me nas tintas!... Quero lá saber o que se passa no interior dos partidos!

Etiquetas: , , ,

Homenagem aos sportinguistas...

















Aos sportinguistas de Pombal tinha de oferecer este texto.
Na Serra de Arga não há leões mas lagartos avistei três e fotografei este!

Etiquetas: ,

quarta-feira, agosto 01, 2007

Escapadinhas









Agora que já estou naquela situação de fazer apenas o que me apetece e quando me apetece, saio muitas vezes ao longo do ano para os locais do nosso país que ainda não conheço e quero conhecer.

Os destinos exóticos não me cativam por excessivamente longínquos e pouco atraentes para a minha necessidade de sossego e paisagens tranquilas e tranquilizadoras em que Portugal é rico.

Depois tenho uma fobia doentia de viajar de avião e a muitos desses destinos só se chega por via aérea. Ser feito refém de fanáticos do oriente, mais ou menos próximo, ou vítima de balas ou facas de facciosos ocidentais sedentos de dinheiro, não me agrada nada, prefiro o meu país pachorrento de gente que ainda diz “até amanhã se Deus quiser”.

Claro que durante essas viagens nem sempre se tem ligação à Internet, por muito que os governantes em sessões mais ou menos encenadas mais ao menos teatrais digam o contrário. Daí os tão repetidos dias sem textos no meu blogue. Além, claro está, daquela preciosa qualidade que partilho com os artistas: - a Preguiça!

Desta vez estive no Alto Minho e Galiza.

Etiquetas: , , ,